degustar |
Abaixo está uma descrição de cada uma das categorias de avaliação:
1) Aparência -De início, olhar para o vinho é a aparência quem decide sobre o seu nível de clareza (brilhante - claro - sem graça - nebulosa), a cor e a intensidade do centro versus borda (ou seja, do núcleo de rubi profundo indo a uma borda granada fina) , e quaisquer outras observações, como as pernas, os depósitos (tartarato ou sedimentos), ou bolhas.
2) NOSE - A segunda categoria avalia os aromas do vinho no nariz. Primeiro avaliei se o vinho está limpo ou impuro (ou seja, falha por gosto a rolha, oxidação, calor ou acidez volátil). Em seguida avaliei a intensidade dos aromas (leve, médio, pronunciado) e seu desenvolvimento (jovem, desenvolvendo, desenvolvido / maduro, cansado). Finalmente listo as características de aroma a partir de categorias tais como frutas, florais, especiarias, vegetais, e outros (ou seja, aromas animais, minerais e maturação).
Em aromas descrever, às vezes pode ser útil utilizar ferramentas como a Roda de Aroma que foi criado pela Universidade da Califórnia em Davis, professor emérito Ann C. Noble no início de 1980.
3) PALADAR - A terceira categoria avalia o vinho no palato. Classificaria o nível de doçura (seco para melado), acidez (baixo, médio, alto), o nível e a natureza dos taninos (ou seja, de grão médio taninos finos), o nível de álcool (baixo para alto), corpo (luz plena) , a intensidade de sabor (luz pronunciado), características de sabor (frutas, especiarias, florais, vegetais e outros), outras observações (como textura ou equilíbrio) e do comprimento.
4) CONCLUSÕES - Finalmente, com base nas avaliações nas categorias anteriores, várias conclusões suporte para a qualidade, idade e origem do vinho. Tem que defender o raciocínio o porquê de um vinho ou excelente mostra de má qualidade e por isso merece uma faixa de preço particular. Deduzir a variedade da uva / variedades e sua localização, métodos de produção e influências climáticas. Por último, decidir sobre a sua idade relativa e disponibilidade para beber. Novamente, nessas postagens inicia o conhecimento da identidade do vinho e sua faixa de preço.
Esperemos que estas notas irá guiá-lo na avaliação de vinhos, lembrando-lhe dos vários critérios que determinam sua qualidade e identidade. Também é de minha opinião que a situação particular da experiência de degustação (jantar em família, férias, restaurante) e sua comida emparelhamento desempenhará também uma grande influência sobre a impressão geral de que um vinho faz e como ele continua na sua memória de longo prazo .
Que você possa desfrutar da experiência sensorial e sensual de descobrir cada vinho novo, se ele traz de novidade ou de reforço à sua biblioteca vinho mental.
Faço lembrar, que um bom vinho tinto de baixo teor alcoólico em doses moderadas todos os dias, beneficia o nosso querido coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário